segunda-feira, 15 de março de 2010

História Geral: Periodização Tradicional da História do Egito Antigo

A História do Egito Antigo é tradicionalmente dividida em:
a) PERÍODO ARCAICO (c. 3200 a 2800 a.C.) - Os egípcios, antes tribalizados, começaram gradualmente a construir alguma unidade política, que culminaria no sistema monárquico de direito divino, o governo dos faraós. Nesse período, os egípcios estavam frequentemente envolvidos em lutas contra núbios e beduínos, pois todos esses povos queriam obter cobre, ouro e pedras.
b) ANTIGO IMPÉRIO (2800 a 2100 a.C.) - Época importante na consolidação da monarquia egípcia, na qual foram construídas as grandes pirâmides. Chegou ao fim com o gradual enfraquecimento da autoridade dos faraós diante dos grandes proprietários de terras que pretendiam controlar o governo.
c) MÉDIO IMPÉRIO (2100 a 1580 a.C.) - Nessa fase o Egito prosperou, embora já em seu final tenha sido invadido e dominado pelos hicsos.
d) NOVO IMPÉRIO (1580 a 715 a.C.) - Tendo expulsado os hicsos, o Egito viveu uma fase de grandes conquistas militares. Seguiu-se a decadência e dominação estrangeira, já que os assírios o conquistaram em 670 a.C., os persas em 525 a.C., os gregos, comandados por Alexandre da Macedônia, em 332 a.C. e os romanos em 30 a.C..

* As datas mais antigas são aproximadas.


Quer aprender mais? Acesse: