domingo, 17 de outubro de 2010

Redação: A Diferença Entre Convencer e Persuadir

(Dica do Professor André Luís Cézar, professor de Redação e diretor da Nativa Vestibulares)

Convencer: Para convencer alguém sobre uma ideia só precisamos usar argumentos lógicos que demonstrem que tal linha de raciocínio é correta, ou a mais correta, ou a melhor... É possível, então, por meio de uma relação de causalidade convencer um fumante de que o fumo é prejudicial à saúde. Nas tradicionais dissertações esta é sempre uma estratégia que dá certo.
Mas (acho que todos concordam com isso) nem sempre o fumante convencido de que o tabaco faz mal à saúde deixa de usar o cigarro, o cachimbo, o charuto, ou qualquer outra forma semelhante de autodefumação... Isto ocorre por um motivo muito simples: ele foi convencido, mas não foi persuadido.

Persuadir: Persuadir é mais do que convencer, é influenciar. Persuadir é levar o outro a fazer o que você quer que ele faça. E isso já não é uma simples questão de manipular argumentos que falam à razão. Trata-se agora, na persuasão, de saber influenciar pela emoção, pelo sentimento. Assim, o ato de convencer transita no campo das informações, enquanto que o persuadir navega nos mares ideológicos das emoções e sentimentos. A persuasão é uma estratégia que atende bem aos gêneros argumentativos, especialmente à carta argumentativa.