quinta-feira, 7 de outubro de 2010

História Geral: A Revolução Francesa

DICA DO CURSO ESPIRAL DO TEMPO

A Revolução Francesa ocorreu em quatro fases distintas:

Primeira Fase - Assembleia Nacional Constituinte - em que se elaborou a primeira Constituição para a França e suprimiu-se o absolutismo, tornando o país uma monarquia constitucional. Durou de 1789 a 1791.

Segunda Fase - Assembleia Legislativa - uma época de grande agitação popular, já que a Constituição, por si só, não era suficiente para assegurar, na prática, a igualdade de direitos. Depois de pedir ajuda a países absolutistas, o rei Luís XVI foi preso. Com a proclamação da República em 22 de setembro de 1792 essa fase chega ao seu final.

Terceira Fase - Convenção Nacional - foram executados o rei Luís XVI e a rainha Maria Antonieta. Três grupos disputavam o poder: os girondinos, os jacobinos e os "da Planície". Os jacobinos conseguiram predominar, numa época que ficou conhecida como Reinado do Terror. Milhares de pessoas foram guilhotinadas. Realizou-se uma reforma agrária, decretou-se o sufrágio universal masculino e a abolição da prisão por dívidas, sendo elaborada outra Constituição. Essa terceira fase estendeu-se de 1792 a 1795.

Quarta Fase - Diretório - última fase da Revolução, marcada pelo controle do poder pela alta burguesia. Elaborou-se uma nova Constituição, na qual se estabelecia o governo de cinco "Diretores", eleitos pelo Legislativo. O Diretório terminou em 9 de novembro de 1799 (18 Brumário), quando Napoleão Bonaparte tomou o poder e criou o Consulado, sob o lema "a Revolução acabou".