domingo, 24 de outubro de 2010

Redação: A Dissertação (Parte 1)

(Prof. André Luís Cézar, professor de Redação e diretor da Nativa Vestibulares)

A dissertação é o tipo de texto que utilizamos sempre que queremos debater uma ideia ou tema. Isso quer dizer que o texto dissertativo é, em princípio, aquele em que as ideias são apresentadas, discutidas, refutadas, confirmadas, exemplificadas, enfim, é o palco em que o livre pensamento se apresenta.
A dissertação tradicional deve conter:
1) INTRODUÇÃO OU APRESENTAÇÃO – é o momento do texto em que você informará o seu leitor (em geral, hipotético) sobre o assunto que vai discutir. Nos contexto dos vestibulares e concursos, esse assunto (ou tema) é proposto a você como candidato;
2) DESENVOLVIMENTO OU ARGUMENTAÇÃO – é a parte do texto dissertativo em que você coloca em debate a questão tematizada. No processo de argumentação, você deverá, seguindo as orientações do recorte temático, desenvolver sua linha de raciocínio de forma lógica e coerente;
3) CONCLUSÃO – é o final do texto dissertativo. Em geral, nessa parte da dissertação fazemos as considerações finais, mostrando ao leitor que a tarefa proposta pelo tema foi levada a cabo com eficiência.
Logicamente, essas partes não correspondem a parágrafos. Pode acontecer de a primeira parte (a introdução) ser escrita em um único parágrafo, mas não há regras que determinem o número de parágrafos de um texto. O bom senso diz que cada núcleo de ideia deve ocupar um parágrafo.
Agora, é só colocar mãos à obra. Bons textos!