terça-feira, 2 de março de 2010

Acordo Ortográfico 3 - Acentuação dos grupos EE / OO

(Professor André Luís Cézar, professor de Redação e Diretor da Nativa Vestibulares)

Quem nunca levou uma ralo (ainda existe essa gíria?) por ter se esquecido de acentuar vôo ou vêem? Quem nunca ouviu um(a) professor(a) histericamente reforçar o primeiro O de en- jÔ – o, quase deixando a goela aparente, para reforçar a ideia (agora sem acento) de que esse O tinha um circunflexo?
Pois bem, histerias como essa são coisas do passado. Caiu o acento do primeiro O ou do primeiro E em palavras como creem, veem, voo e enjoo.
Vale lembrar (como sempre) que a pronúncia não mudou, mas também cabem aqui alguns lembretes, poi sei que muitos leitores e alunos ruminam essa dúvida: TEM e VEM continua recebendo acento para indicar plural. Exemplos: Ele tem / Eles têm - Ela vem / Elas vêm.
Sei de uma pessoa neurótica (não não sou eu) que continua acentuando o primeiro O de vôo e logo depois apaga o acento porque acha “hediondo”, “quase um crime” não acentuar essa palavra...
Amigos leitores, não vale a pena lutar contra essas regras ortográficas (ou contra as mudanças delas), por mais que pareçam descabidas. Aceitem-nas e sigam em frente, acertando sempre!