quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O uso dos porquês

(Professor André Luís Cézar, professor de Redação e direitor da Nativa Vestibulares)

Você sabe por que este porquê é escrito separado e por que o porquê anterior é grafado em uma só palavra e recebe um acento? Parece complicado, e quase todos erram no uso dos porquês. Mas agora eu vou descomplicar:
1- Por que (separado e sem acento) – é usado sempre que pudermos subentender a palavra MOTIVO ( como se fosse por que motivo). Exemplos: Não sei por que (motivo) ela desistiu da competição. / Por que (motivo) você faltou à aula?
2- Por quê (separado e com acento) - colocamos o acento quando for usado no final da sentença. Exemplos: Ela não veio por quê? / Ele desistiu da competição não sei por quê.
3- Porque (junto e sem acento) – é sinônimo de POIS. Exemplos: Eles atrasaram porque (= pois) o voo atrasou. / Nós estudamos muito porque (= pois) é necessário.
4- Porquê (junto e com acento) – é um subsntantivo que, em geral, vem acompanhado de artigo ou de outro termo determinante. Exemplos: Eles não disseram o porquê (= a razão) da adiamento dos jogos.