domingo, 21 de fevereiro de 2010

Literatura Portuguesa 1 - Inícios

(Professor André Luís Cézar, professor de Redação e Diretor da Nativa Vestibulares)

Trovadorismo é o primeiro movimento literário português. Aceitam-se como datas de início do Trovadorismo português tanto o ano de 1189 quanto o de 1198, pela precariedade dos documentos escritos encontrados. O primeiro texto de que se tem notícia é a Cantiga da Ribeirinha (também conhecida como Cantiga da Guarvaia), de autoria de Paio Soares de Taveirós, que começa assim:

“No mundo non me sei parelha
Mentre me for como me vai
Cá já moiro por vós e, ai!
Mia senhor branca e vermelha”

Perceberam como a língua em que essa cantiga foi escrita é uma mistura do galego com o português? É por isso que se denomina galaico-português (ou simplesmente galego-português). Somente algumas décadas depois é que surgiria aquilo que chamamos de Língua Portuguesa.
Para os vestibulares modernos, o que importa desse tópico de Literatura é a seguinte noção: ainda que houvesse outras formas literárias escritas anteriores à Cantiga da Ribeirinha, elas se perderam e, por isso, essa cantiga é considerada a certidão de nascimento da Literatura Portuguesa.

RESUMO: A Literatura Portuguesa começou em 1189 ou 1198, com a Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares de Taveirós, escrita em galaico-português.