quarta-feira, 29 de junho de 2011

Literatura: Exercícios Sobre a Lírica de Camões (Parte1)

Leia os sonetos e aponte neles características da lírica camoniana.

1
Enquanto quis Fortuna que tivesse
esperança de algum contentamento,
o gosto de um suave pensamento
me fez que seus efeitos escrevesse.

Porém, temendo Amor que aviso desse
minha escritura a algum juízo isento,
escureceu-me o engenho co tormento,
pera que seus enganos não dissesse.

Ó vós que Amor obriga a ser sujeitos
a diversas vontades! Quando lerdes
num breve livro casos tão diversos

- verdades puras são e não defeitos -,
entendei que, segundo o amor tiverdes,
tereis o entendimento de meus versos.

_________________________________

2
Suspiros inflamados, que cantais
a tristeza com que eu vivi tão ledo:
eu mouro e não vos levo, porque hei medo
que ao passar do Leteio vos percais.

Escritos para sempre já ficais,
onde vos mostrarão todos co dedo,
como exemplo de males; que eu concedo
que pera aviso de outros estejais.

Em quem, pois, virdes largas esperanças
de Amor e da Fortuna, cujos danos
alguns terão por bem-aventuranças,

dizei-lhe que os servistes muitos anos,
e que em Fortuna tudo são mudanças,
e que em Amor não há senão enganos.