quarta-feira, 15 de junho de 2011

Literatura: Classicismo - A Poesia Lírica de Camões

Luís Vaz de Camões legou à posteridade grande obra lírica. Escreveu odes, canções, elegias, églogas, oitavas, sextinas e sonetos. Em tais obras podem-se encontrar tanto uma análise profunda da existência humana como sublimes manifestações de platonismo romântico.
Apesar de profundamente influenciado por nomes como Petrarca e Garcilaso, italiano e espanhol, respectivamente, Camões imprimiu sua marca particular em cada obra que produziu, quando não igualando a genialidade dos seus inspiradores, superando-os em arte. Desse modo, não resta outra coisa senão afirmar que Camões não foi um mero reprodutor de modelos, mas um dos maiores gênios da literatura universal.
São marcas nítidas da lírica camoniana a idealização da mulher, por conta da influência de Petrarca e do neoplatonismo em vigor na época, bem como o "desconcerto do mundo", reflexão dos desencontros e contradições dos sentimentos humanos.
Para materializar tão significativa obra, Camões valeu-se não só da "medida nova", o dolce stil nuovo italiano, com seus versos decassilábicos, mas também dos versos redondilhos, que muito se prestavam a retratar de forma efusiva a figura da mulher.