quarta-feira, 1 de junho de 2011

Literatura: Classicismo

Inicia-se em Portugal em 1527, quando Sá de Miranda retorna da Itália trazendo novidades literárias, frutos do Renascimento cultural. Esse curto período literário termina em 1580, quando da morte de Luís Vaz de Camões, o grande gênio dessa época.

____________________________________________

Características do Classicismo

1. Imitação da antiguidade greco-romana
Os autores do Classicismo se inspiravam nas obras de Homero, Aristóteles, Sófocles, Cícero, Virgílio e Plauto. É importante, no entanto, ressaltar que nem sempre tal imitação redundou em mera cópia da produção dos gregos e dos romanos, como bem prova a produção artística de Camões.

2. Busca da perfeição formal
Os autores classicistas deram grande importância aos recursos métricos, rímicos e gramaticais, buscando atingir uma expressão clara, equilibrada e lógica. Preocuparam-se ainda com a nítida observância e distinção entre os gêneros literários.

3. Uso de hipérbato
Como imitação aos latinos, os autores do Classicismo valorizavam muito a inversão da ordem frasal e da ordem das orações no período.

4. Vasta utilização da mitologia clássica
Os autores dessa época valeram-se da mitologia greco-romana para gerar efeitos artísticos, utilizando entidades mitológicas como verdadeiros símbolos das ações e dos sentimentos humanos.

5. Universalidade
Os artistas do Classicismo buscavam as verdades eternas e universais.

6. Impessoalidade
Houve nesse período literário grande preocupação com a objetividade: o particular e o individual deram espaço ao geral e ao perene.