quarta-feira, 6 de julho de 2011

Literatura: Exercícios Sobre a Lírica de Camões (Parte 2)

Leia os sonetos seguintes e identifique e analise as características camonianas neles existentes:

1
Doces e claras águas do Mondego,
doce repouso de minha lembrança,
adonde a falsa e pérfida esperança
longo tempo trás si me trouxe cego;

de vós me aparto, mas porém não nego
que a memória que de vós me alcança
me não deixa daqui fazer mudança,
mas quanto mais me alongo, mais me achego.

Não quero de meus males outra glória
senão que lhe mostreis em vossas águas
as dos meus olhos, com que os seus se banhem.

Já pode ser que co minha memória,
vendo meus males, vendo minhas mágoas,
as suas com minhas se acompanhem.

__________________________________

2
Tanto de meu estado me acho incerto
que nem vivo ardor tremendo estou de frio;
sem causa, juntamente choro e rio;
o mundo todo abarco e nada aperto.

É tudo quanto sinto um desconcerto;
da alma um fogo me sai, da vista um rio;
agora espero, agora desconfio,
agora desvario, agora acerto.

Estando em terra, chego ao céu voando;
numa hora acho mil anos, e é de jeito
que nem mil anos não posso achar uma hora.

Se me pergunta alguém por que assim ando,
respondo que não sei; porém suspeito
que só porque vos vi, minha Senhora.