quinta-feira, 16 de setembro de 2010

História Geral: A Independência das Colônias Inglesas na América do Norte

DICA DO CURSO ESPIRAL DO TEMPO

Tendo alcançado um certo grau de desenvolvimento, as colônias inglesas na América do Norte mostravam-se insatisfeitas com o domínio que a Inglaterra pretendia ter sobre elas. Assim, aos poucos foi se formando entre os colonos a ideia de uma ruptura com a Metrópole. Isso veio a acentuar-se a partir do momento em que o Parlamento inglês votou medidas desfavoráveis às colônias, que incluíam a cobrança de impostos.
A luta pela independência teve início em 1775 e, a 4 de julho de 1776 os representantes das colônias que se haviam reunido na cidade de Filadélfia assinaram a Declaração de Independência, em que se diziam separados da Inglaterra.
No entanto, a luta continuou e, em 1778, os americanos bateram as forças inglesas em Saratoga, iniciando uma fase que culminaria com a completa vitória das colônias em Yorktown (1781). Em 1783 a Inglaterra reconheceu a independência das ex-colônias que, desse modo, formaram a primeira nação autônoma do Continente Americano, com o nome de Estados Unidos da América.