quinta-feira, 9 de setembro de 2010

As Funções da Linguagem

Texto: Prof. André Luís Cézar, diretor da Nativa Vestibulares e professor de Redação

É de praxe ensinar seis funções da linguagem que, de acordo com os estudos de Jakobson, estão centradas, cada uma, em um ponto específico da rede de comunicação. Vamos entendê-las melhor:

1- FUNÇÃO REFERENCIAL – também chamada de função utilitária, ela se concentra no conteúdo informativo. É por isso que uma bula de remédio ou um manual de instalação de equipamento são exemplos bem claros da ocorrência dessa função.
2- FUNÇÃO FÁTICA – é aquela que tem a finalidade de manter a comunicação aberta, assegurando o contato. Nesse caso, a utilização de elementos chamados prosódicos (uhn, hã, hei, alô) e também as famosas perguntas “bobas” que servem para estabelecer contato (Será que vai chover? , Que calorão, não?) exemplificam com propriedade essa função, que se concentra de forma evidente no canal de comunicação.
3- FUNÇÃO CONATIVA – também denominada apelativa, essa função da linguagem se concentra no destinatário que é facilmente identificado no texto como um tu ou você, ou mesmo como um vocativo.
4- FUNÇÃO EMOTIVA – essa função se concentra no remetente, num ato de exacerbação do enunciador (evidente na utilização da primeira pessoa).
5- FUNÇÃO POÉTICA - esta função não aparece somente nos poemas, como alguns podem pensar. Mais do que isso, a função poética, centrada na mensagem do texto, é bem exemplificada pelas propagandas.
6- FUNÇÃO METALINGUÍSTICA – concentrando-se no código (na linguagem), essa função é bastante evidente nas obras que falam da própria linguagem, como nos dicionários e nos livros sobre a gramática de uma língua.

É bom ressaltar que em um determinado texto podem ocorrem várias das funções da linguagem. É comum, porém, que uma delas sobressaia. Nesta postagem, leitor, qual das funções se destaca e se evidencia? Dica: este texto usa a linguagem para tratar da própria linguagem! Ficou fácil, não é?