terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ciências da Natureza: Roteiro Para Revisão dos Estudos Sobre Corpo Humano Para Vestibulinhos

DICA DO CURSO PARA VESTIBULINHOS

As questões propostas a seguir devem servir de guia para a revisão do programa de Estudo do Corpo Humano da maior parte dos vestibulinhos. O material para estudo encontra-se na Apostila de Ciências da Natureza - Fase 3. Entre parênteses são indicadas as páginas em que o assunto aparece.
1. Quais são as principais partes de uma célula eucarionte? (p. 80)
2. Quais são as funções da membrana celular? (p. 80)
3. Quais são as funções do citoplasma? (p. 80)
4. Enumere as mais importantes organelas citoplasmáticas. (p. 80)
5. O que encontramos no núcleo celular? (p. 80)
6. Toda célula é microscópica? Justifique sua resposta. (p. 80)
7. Quais são os órgãos que atuam diretamente na digestão? (p. 81)
8. Explique como a digestão mecânica e química são iniciadas na boca. (p. 81)
9. Que é a faringe? (p. 81)
10. Que é o esôfago? (p. 81)
11. Descreva o estômago. (p. 81)
12. Que ácido está presente no suco gástrico? (p. 81)
13. Descreva o intestino delgado. (p. 81)
14. Descreva o intestino grosso. (p. 81)
15. Quanto à função, como podemos diferenciar o intestino delgado do intestino grosso? (p. 81)
16. Onde estão localizadas as glândulas salivares e que nome recebem? (p. 81)
17. Descreva o fígado. (p. 81)
18. O que o pâncreas produz? (p. 81)
19. Quais são as principais enzimas digestivas? (p. 81)
20. Quanto ao grupo de alimentos classificados como carboidratos complexos, fale sobre os energéticos e os reguladores, dando exemplos em cada caso. (p. 82)
21. Fale sobre os alimentos classificados como construtores. (p. 82)
22. Fale sobre os alimentos energéticos extras. (p. 82)
23. Quanto à vitamina A, fale sobre sua importância, cite pelo menos uma consequência da carência e mencione onde pode ser encontrada. (p. 82)
24. Quanto às vitaminas do Complexo B, fale sobre sua importância, cite pelo menos uma consequência da carência e mencione onde pode ser encontrada. (p. 82)
25. Quanto à vitamina C, fale sobre sua importância, cite pelo menos uma consequência da carência e mencione onde pode ser encontrada. (p. 82)
26. Quanto à vitamina D, fale sobre sua importância, cite pelo menos uma consequência da carência e mencione onde pode ser encontrada. (p. 82)
27. Quanto à vitamina E, fale sobre sua importância, cite pelo menos uma consequência da carência e mencione onde pode ser encontrada. (p. 82)
28. No que se refere aos minerais importantes para a boa saúde, mencione a importância, uma consequência da carência e pelo menos uma fonte nos seguintes casos:
a) Cálcio;
b) Ferro;
c) Sódio;
d) Potássio;
e) Iodo. (p. 82)
29. Quais são os órgãos do aparelho respiratório? (p. 84)
30. Descreva as fossas nasais. (p. 84)
31. É possível a entrada do ar pela boca? Qual a desvantagem disso? (p. 84)
32. Descreva a laringe. (p. 84)
33. Como é a traqueia? (p. 84)
34. Descreva os brônquios. (p. 84)
35. Como são os pulmões? (p. 84)
36. Quais são os órgãos do sistema circulatório? (p. 84)
37. Descreva o coração humano. (p. 84)
38. O que ocorre para que não haja contato entre sangue arterial e sangue venoso? (p. 84)
39. Descreva o que se pede:
a) artéria aorta;
b) artéria pulmonar;
c) veia cava superior e veia cava inferior;
d) veias pulmonares. (p. 84)
40. Quais são os órgãos que atuam na excreção? (p. 84)
41. Descreva os rins. (p. 84)
42. Qual a função dos bacinetes? (p. 84)
43. Como são os ureteres? (p. 85)
44. Que é a bexiga? (p. 85)
45. Que é a uretra? (p. 85)
46. Quanto ao sistema nervoso central, descreva o que se pede:
a) encéfalo;
b) medula. (p. 86)
47. Como é composto o sistema nervoso periférico? (p. 86)
48. Fale sobre o sistema nervoso autônomo. (p. 86)
49. Quanto às glândulas endócrinas, explique:
a) hipófise;
b) tireoide;
c) paratireoides;
d) suprarrenais;
e) testículos e ovários. (p. 86)
50. Explique o funcionamento da visão humana. (p. 86)
51. Quanto à audição, descreva:
a) ouvido externo;
b) ouvido médio;
c) ouvido interno. (p. 86)
52. Qual é a trajetória do som no ouvido humano? (p. 87)
53. Que é o olfato? Como ocorre? (p. 87)
54. Que é o paladar? Como ocorre? (p. 87)
55. Como o ser humano percebe, através do tato, estímulos como, dor, calor, frio ou pressão? (p. 87)
56. Descreva o aparelho reprodutor feminino. (p. 88)
57. Que informações importantes devem ser conhecidas a respeito do ciclo menstrual? (p. 88)
58. Descreva o aparelho reprodutor masculino. (p. 88)
59. O que significa a sigla DST? (p. 89)
60. A respeito das DSTs mencionadas abaixo, fale sobre o agente causador, formas de contágio, sintomas e prevenção:
a) AIDS;
b) Sífilis;
c) Gonorreia. (p. 89)
61. Que é mitose? (p. 89)
62. Que é meiose? (p. 89)
63. Que é genótipo? (p. 89)
64. Que é fenótipo? (p. 89)
65. Que é gene dominante? (p. 89)
66. Que é gene recessivo? (p. 89)
67. Quanto ao genótipo e ao fenótipo, como podem ser os grupos sanguíneos possíveis na espécie humana? (p. 89)