quarta-feira, 25 de abril de 2012

Literatura: O Modernismo no Brasil Depois da Semana de Arte Moderna de 1922

Após a Semana de Arte Moderna, surgiram vários Grupos e Revistas que tinham por finalidade reunir artistas com princípios comuns e divulgar seus trabalhos, procurando apresentar os rumos desse movimento cultural.
A crítica literária, estudando melhor essa manifestação artística e cultural, decidiu dividi-la em gerações. Para efeitos didáticos, diferenciam-se três gerações modernistas:


1. GERAÇÃO DE 22, que vai de 1922 a 1930 - Definiu e implantou o Modernismo no Brasil. Caracterizou-se pelo predomínio da poesia sobre a prosa e pela utilização de extremos para alcançar a inovação. Combativa, essa geração contou com Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Ronald de Carvalho, Menotti del Picchia, Cassiano Ricardo e Cecília Meireles, entre outros.


2. GERAÇÃO DE 30, que vai de 1930 a 1945 - Passada a fase crítica, essa geração, incorporando outros escritores, busca o equilíbrio na linguagem e na temática. Há predominância da prosa. Criadora, essa geração contou com Augusto Frederico Schmidt, Carlos Drummond de Andrade, Jorge de Lima, Murilo Mendes, Vinícius de Morais e Érico Veríssimo.


3. GERAÇÃO DE 45, após a Segunda Guerra Mundial - Trata-se de uma geração composta por escritores que participam da nossa literatura contemporânea. Com características individuais claras e definidas, os artistas dessa geração analisam e retratam a realidade brasileira sob os mais diversos aspectos. Através do romance, a prosa adquire grande importância. Nomes de destaque nessa fase do Modernismo são: João Cabral de Melo Neto, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Guimarães Rosa, José Lins do Rego, Rachel de Queiroz, Clarice Lispector, Lígia Fagundes Teles e Osman Lins, entre outros.