quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Literatura: Comentário de "Dom Casmurro", de Machado de Assis - Parte 1

1. Síntese do Enredo

Bentinho (o narrador) foi, ao nascer, destinado ao sacerdócio em virtude de uma promessa feita pela mãe. Entretanto, não demonstrava nenhuma vocação religiosa e, além disso, apaixonou-se por Capitu, filha de uma família vizinha. Mesmo a contra-gosto, acaba indo para o seminário, onde permanece por dois anos. É lá que faz amizade com Escobar, outro seminarista que também não se sentia vocacionado. Ambos acabam deixando o seminário: Escobar torna-se comerciante e Bentinho vai estudar Direito. Tempos depois, Escobar casa-se com Sancha e Bentinho com Capitu. Os dois casais mantêm boa amizade.
Bentinho e Capitu, mesmo querendo muito, não conseguem ter um filho. Quando afinal Capitu engravida e nasce Ezequiel, Bentinho começa a notar a semelhança entre o menino e seu amigo Escobar. A partir daí passa a alimentar um sentimento de dúvida em relação à paternidade da criança. Escobar morre afogado no mar, Capitu vai viver na Europa e também morre depois de algum tempo. O próprio Ezequiel, já adulto, morre em uma viagem ao Oriente Médio. Bentinho fica só, ainda amargando a grande dúvida.

2. Personagens Principais

a) Bento Santiago
Moço rico cujos traços físicos pouco são explorados na obra. É o protagonista e o narrador do texto em estudo. Mimado pela mãe, muito parecido com o pai, Bentinho é o tipo de personagem-narrador não-confiável.
b) Capitolina (Capitu)
Cabelos longos e pretos, olhos também negros e, segundo o narrador, misteriosos. É extremamente inteligente e criativa. Extrovertida, é dela o mérito de despertar em Bentinho o impulso pelo primeiro beijo. Diferentemente do protagonista, Capitu é pobre.
c) José Dias
Criatura magra e já principiando calvície, José Dias tinha seus cinquenta e cinco anos de idade.
d) Dona Glória
Viúva e extremamente religiosa, a mãe do protagonista contava quarenta e dois anos quando do início da narrativa.
e) Escobar
Rapaz bastante polido e educado, Ezequiel Escobar dedica-se ao comércio logo depois que deixa o seminário. Tem facilidade com os números.


Veja também:
Comentário de "Dom Casmurro", de Machado de Assis - Parte 2