quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Literatura: Características do Arcadismo

Algumas características importantes do Arcadismo foram:

1. Bucolismo: Preferência por temas pastoris e por motivos ligados à vida campestre, uma vez que para os árcades a beleza, a pureza e a espiritualidade residiam na natureza. O bucolismo está ligado ao ideal horaciano do "fugere urbem".

2. Imitação: Os árcades propuseram um retorno aos modelos da antiguidade greco-romana e aos moldes clássicos renascentistas. Dessa forma, as obras de Homero, Virgílio, Ovídio (greco-romanos) e também de Camões e Petrarca (renascentistas) foram extremamente valorizadas e imitadas pelos árcades. É bom lembrar que, em virtude dessa revalorização dos clássicos, o Arcadismo também é chamado de Neoclassicismo.

3. Racionalismo: Ao retornar aos modelos clássicos, os árcades buscavam não somente os gêneros literários clássicos, como também o equilíbrio entre razão e sentimento ali encontrado. Refrear as emoções, portanto, era um dos objetivos dos árcades.

4. Fingimento (ou Convencionalismo): Os árcades fingiam-se "pastores" que habitavam o campo, o "locus amoenus", em que a felicidade realmente existia. A mulher amada era chamada de "musa". A adoção de pseudônimos era uma das facetas desse fingimento.