quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Literatura: Introdução ao Romantismo

O Romantismo, como movimento literário, tem início no Brasil em 1836, com a obra Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, durando até 1881, ano da publicação de O Mulato, de Aluísio de Azevedo.
Em Portugal, porém, o Romantismo começou mais cedo, ou seja, em 1825, quando Almeida Garrett publicou seu poema Camões. Durou até 1865, ano em que teve início o Realismo Português.


Principais Características do Romantismo

1. Subjetividade: Os autores românticos desprezavam o racionalismo; acreditavam ser possível um conhecimento puramente subjetivo da realidade e buscavam a expressão direta e espontânea desse conhecimento intuitivo. O "byronismo" e o "mal-do-século" são duas atitudes decorrentes da exacerbação desse traço romântico.

2. Amor Idealizado: Tanto a exaltação do amor quanto a lamentação amorosa são atitudes típicas do Romantismo, em que a figura feminina é o foco.

3. Fuga da Realidade: Inconformados com a realidade presente, os autores românticos pretendiam um mundo idealizado e infinito, que servisse de refúgio contra os aspectos insuportáveis da realidade, que é finita e passageira.

4. Busca da Natureza: Como forma de reprovação à realidade social que consideravam opressiva, os românticos exaltavam a natureza, opondo o natural ao artificial.