quinta-feira, 18 de novembro de 2010

História Geral: A Segunda Guerra Mundial

DICA DO CURSO ESPIRAL DO TEMPO

A Segunda Guerra Mundial ocorreu entre 1939 e 1945, desenvolvendo-se em três fases:

PRIMEIRA FASE (1939 - 1940):  As tropas alemãs ocuparam a Polônia, a Noruega, a Bélgica, a Holanda e a França. Na França, organizou-se um movimento de resistência à ocupação nazista.

SEGUNDA FASE (1941 - 1942): Prosseguiu a ofensiva do Eixo (Alemanha, Japão e Itália). A Alemanha realizou ataques aéreos à Inglaterra, tendo Londres como alvo principal. Em 1941 teve início a ofensiva alemã contra a União Soviética e, no ano seguinte, as tropas nazistas conseguiram chegar bem próximo a Moscou. Por sua vez, o Japão atacou Pearl Harbor (uma base americana no Pacífico) em dezembro de 1941, determinando a entrada dos Estados Unidos na Guerra.

TERCEIRA FASE (1942 - 1945): A guerra espalhou-se pela África e pela Ásia, à medida que colônias das nações europeias foram envolvidas no conflito. Na frente oriental as tropas nazistas foram derrotadas em Stalingrado e começaram a retornar, passando o Eixo a sofrer derrotas sucessivas. Em 1943 a Itália não resistiu às invasões anglo-americanas e acabou por render-se. Mussolini foi preso e fuzilado em abril de 1945. Na frente ocidental, forças aliadas desembarcaram na Normandia (1944), para iniciar um decisivo ataque. Vindos do Leste, os soviéticos foram os primeiros a chegar a Berlin, de modo que a rendição alemã ocorreu em maio de 1945. Quanto ao Japão, depois do lançamento de duas bombas atômicas sobre seu território, seus representantes assinaram um armistício, pondo fim à guerra.