quinta-feira, 19 de agosto de 2010

História Geral: A Reforma Protestante

DICA DO CURSO ESPIRAL DO TEMPO

A Reforma Protestante ocorreu na Europa durante o século XVI. Foi um movimento que, a princípio, pretendia reformar o Catolicismo, já que este, segundo muitos religiosos e intelectuais da época, se afastara de princípios básicos da doutrina cristã. No desenrolar dos acontecimentos os reformadores romperam com o Catolicismo, fato que abriu caminho para o surgimento de novas igrejas cristãs (Igrejas Protestantes).
O mais famoso reformador foi Martinho Lutero que, em 1517, iniciou a Reforma na Alemanha. A mais importante doutrina por ele defendida recebe o nome de "justificação pela fé", segundo a qual bastaria ao homem, para salvá-lo,  a fé em Jesus, e para isso as boas obras não poderiam ajudar.
Outros reformadores surgiram na Suíça, na França, na Inglaterra, na Escócia, na Dinamarca e na Suécia, destacando-se, entre eles, João Calvino (de origem francesa, atuou em Genebra) e U. Zwinglio.
A Reforma contou com o apoio de príncipes e reis que desejavam diminuir o poder da Igreja, aumentando o seu próprio; em alguns lugares onde se implantou a Reforma, os bens da Igreja foram confiscados e passaram ao controle do Estado.