segunda-feira, 3 de junho de 2013

Geografia: O Continente Asiático - Vegetação

a) Nas altas montanhas, encontra-se vegetação típica, com coníferas e arbustos resistentes ao vento intenso, frio e quedas de neve. Em áreas de neves eternas, não há vegetação.
 
 
b) Nos planaltos, constata-se a ocorrência de desertos frios (Deserto de Gobi, Deserto do Tibete, Deserto do Pamir e Deserto do Turquestão), em cuja vegetação predominam arbustos cobertos de espinhos, embora seja possível a observação de extensas áreas sem a existência de qualquer cobertura vegetal.
 
 
c) Nas planícies próximas aos desertos ocorrem lagos, mantidos pelo derretimento do gelo das montanhas, o que torna possível a existência de estepes nas proximidades. Nesses lugares pratica-se a criação de rebanhos de ovelhas e de cabras.
 
 
d) Nas proximidades do Golfo Pérsico, a despeito das altas temperaturas (que podem ser de até 50º C à sombra), há importante vegetação, com a presença de carvalhos, loureiros, cedros, etc.
 
 
e) O Deserto da Arábia é extremamente árido, mas em alguns pontos ocorrem os oásis, onde é possível encontrar tamareiras.
 
 
f) Na chamada Ásia de Monções ocorrem florestas tropicais e savanas.