quinta-feira, 22 de abril de 2010

História Geral: As Conquistas Romanas e Suas Consequências

Além de dominar o Mediterrâneo Ocidental após a vitória nas Guerras Púnicas, Roma realizou muitas outras conquistas militares. Por exemplo, em 80 a.C. os reinos da Síria, da Anatólia e da Macedônia foram vencidos e, em 59 a.C., César e seu exército invadiram a Gália, chegando assim a dominar toda a Europa que ficava do lado ocidental do rio Reno.
Entretanto, apesar de ser vitoriosa em tantas guerras, Roma enfrentou problemas decorrentes de suas conquistas militares. Prisioneiros de guerra foram amplamente utilizados como escravos, o que resultou em desemprego para os trabalhadores livres, que deixavam os campos para buscar trabalho na cidade - sem todavia, alcançar êxito.
As guerras também favoreceram o enriquecimento de militares e comerciantes que, no entanto, não tinham os mesmos direitos políticos que os patrícios. Em decorrência disso, Roma viu-se dividida em dois partidos: o Partido Popular que, além de maior participação política queria uma reforma agrária, e o Partido Aristocrático, que buscava manter a hegemonia dos patrícios.
 
 
Quer aprender mais? Acesse: