segunda-feira, 27 de maio de 2013

Geografia: O Continente Asiático - Hidrografia

Os rios de maior destaque em geral nascem em altitudes elevadas, na porção central do Continente, e correm em direção aos Oceanos Índico, Pacífico e Ártico. Há poucos que correm em direção ao Mar Mediterrâneo.
 
 
As Grandes Bacias Internas - Ocorrem em regiões de clima seco, daí sua grande importância.
Exemplos:
a) Rio Jordão - Depois de abastecer o Mar da Galileia, corre em direção ao Mar Morto.
b) Rio Helmand - Corre pelo Afeganistão, indo desaguar em um lago na fronteira com o Irã.
c) Rio Tarim - Corre pelo deserto de Takla-Makan.
 
 
Observações:
  • A planície aluvial Indo-Gangética apresenta solos de alta fertilidade;
  • Nas margens do rio Mecong pratica-se a cultura do arroz;
  • Enchentes dos rios Yang-Tsé, Si Kiang e Huang-Ho têm trazido sérios problemas, já que atravessam regiões de alta densidade demográfica.
 


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Geografia: O Continente Asiático - Relevo

O relevo do Continente Asiático pode ser dividido assim:
 
a) Altas Montanhas - Himalaia, Pamir e Tibet.
b) Planaltos - Já bastante desgastados pela erosão, como o da Arábia, do Sul da Índia, da Coreia e da China.
c) Planícies Aluviais - do Tigre, do Eufrates, do Ganges, do Indo e do Huang-Ho.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Geografia: O Continente Africano - Riquezas do Subsolo Africano

a) No Deserto do Saara - Petróleo, gás natural, fosfato, cobre, manganês, ferro, calcário, gesso e zinco, dentre outros.
 
 
b) Nos Planaltos Cristalinos Ocidentais - Ouro, petróleo, urânio, diamante, ferro, manganês e carvão, dentre outros.
 
 
c) Nos Planaltos Meridionais - Ouro e diamante (na África do Sul, Moçambique, Angola e Namíbia), cobalto, cobre e urânio, dentre outros.
 
 
d) Nordeste do Continente - Ouro e platina, além de petróleo e gás natural (no Egito e no Sudão).

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Geografia: O Continente Africano - Regiões Climáticas e Vegetação

a) Região Equatorial - As temperaturas são altas (com média superior a 27ºC) e a pluviosidade é também bastante elevada (atingindo índices superiores a 1500 mm/ano). Em consequência, observa-se a ocorrência de uma rica floresta, com elevado número de espécies, tanto vegetais quanto animais.
Nota-se que essa região apresenta índices drásticos de desmatamento; assim desmatado, o solo sofre os efeitos da erosão e torna-se muito pobre, ou seja, pouco aproveitável para a agricultura.
 
 
b) Região Tropical - Essa região apresenta sua maior pluviosidade concentrada no verão, havendo um período seco bem definido. A pluviosidade é maior na costa oriental, graças aos ventos alísios. Já na costa ocidental está o deserto de Kalahari (com pluviosidade inferior a 250 mm/ano).
Uma parte da região tropical apresenta-se recoberta por floresta tropical; há, além disso, uma floresta de transição - as savanas e estepes.
A degradação do meio ambiente também é acentuada nessa região. Em consequência do crescimento populacional, aumentou a demanda por solos agricultáveis, o que ocasionou desmatamento. Além disso, a atividade pastoril  é, por vezes, praticada de forma desordenada, e tanto floresta como a savana são atingidas por frequentes incêndios.
 
 
c) Regiões Desérticas - Destacam-se o deserto do Saara e o deserto de Kalahari. Há grande oscilação entre as temperaturas registradas durante o dia e as que se verificam à noite.
 
 
d) Região Mediterrânea - O inverno tem temperaturas amenas com chuvas, enquanto que o verão tem maior duração e é seco. A vegetação também foi bastante degradada, sendo basicamente constituída por maquis e garrigues.