quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Gramática: Exercícios Sobre Conjunções (Parte 2)

Identifique e classifique as conjunções presentes nas frases abaixo:

1. Deram o braço e se foram.
2. Não te agites a reprová-la nem a elogiá-la.
3. Ela riu-se um pouco, mas foi um riso nervoso.
4. As pedras já vêm de cima, já vêm de baixo...
5. Ora canta, ora chora, ora ri...
6. Ela era pobre, portanto dispensável às ambições do pretendente...
7. "Um pouquinho só lhe bastava no momento, pois estava com fome..."
8. Era, pois, uma mulher má!
9. Como o silêncio se prolongasse demais, resolveu-se rompê-lo imediatamente!
10. A visita foi encantadora, conquanto não tivesse trazido um só presente para nós...
11. A flor, posto que já muito tombada, fez grande esforço em busca de luz.
12. Se a encontrasse bêbada, faria de conta que não a conhecia.
13. As pessoas, em geral, nos transmitem os fatos como os percebem.
14. Fiz-lhe com a mão que se calasse.
15. À medida que envelhecia, ficava mais parecida com seu próprio íntimo.
16. Brigou comigo assim que me viu chegar.
17. As palavras se foram como a fragrância do perfume.
18. Parecia mais nervoso que de hábito.
19. Não sei se você percebeu que não há outra oportunidade!
20. A verdade é que o autor da obra já não mais reside aqui.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Gramática: Exercícios Sobre Conjunções (Parte 1)

1. Você sabe que o valor de uma conjunção depende fundamentalmente do contexto em análise. A partir disso, analise as conjunções assinaladas nas passagens abaixo:

a) Como chovia muito, decidiram adiar o jogo.
b) Fazia tudo como o combinado.
c) Fazia caras tortas como quem come jiló.
d) A Seleção Brasileira é melhor que as outras seleções?
e) É melhor falar mais alto, que eu também quero escutar o papo...
f) Outra pessoa, que não eu, poderia ser capaz de suportar tamanha afronta!
g) Nadou que nadou e morreu na praia.


2. O emprego incorreto de conjunções prejudica o sentido de uma frase. Na passagem abaixo, há uma conjunção inadequadamente utilizada. Leia-a atentamente e responda às questões:

"Grande parte do povo brasileiro não obtém renda suficiente para pagar as despesas mensais com alimentação, residência e transporte, mas mesmo assim sofre muito com tamanha injustiça social."

a) Explique o motivo de ser errado usar essa conjunção nesse contexto.
b) Reescreva a frase, corrigindo o problema.


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Gramática: Estudos de Morfologia - A Conjunção

A conjunção, sintaticamente, estabelece relação entre duas orações, visando a uma relação de sentido entre elas. A conjunção é uma palavra invariável.

Exemplo:
As meninas morreram porque tinham fome.

A conjunção porque está ligando a oração 1 à oração 2, estabelecendo entre elas a relação semântica de causa.

AS LOCUÇÕES CONJUNTIVAS

São chamados de locuções conjuntivas os grupos de palavras que funcionam como conjunção. Tais grupos, em geral, terminam em QUE.

Exemplos:
desde que, visto que, uma vez que, à medida que

SUBCLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES

As conjunções podem ser coordenativas ou subordinativas. As coordenativas ligam termos de mesmo valor sintático. As subordinativas ligam termos que desempenham funções sintáticas diferentes, como mostram os exemplos abaixo:

a) Maria foi ao baile e voltou cedo.
b) Júlia pediu que eu lhe desse carne.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Gramática: Estudos de Morfologia - Exercícios Sobre Advérbio

1. Indique o valor das palavras destacadas em cada uma das sentenças:

a) Chegou pelo lado direito.
b) Faça isso direito, menino!
c) Pagou muito caro pelo livro.
d) Este é um livro caro.
e) A briga foi breve dessa vez.
f) Breve nos veremos novamente.
g) Você é o melhor aluno da classe.
h) Ele escreve melhor do que você.
i) Ela está meio tímida hoje.
j) Maria passou meio dia em compras e compras...
k) É melhor falar baixo.
l) O salário mínimo é baixo.


2. É comum na linguagem coloquial o uso de sufixo diminutivo em advérbios para gerar efeitos de sentido. Analise as sentenças abaixo e diga:

I. "Amanhã vamos à praia cedinho."
II. "Ele sempre anda devagarinho."

a) Que efeito é obtido pelo uso do diminutivo?
b) De que outro modo tais advérbios poderiam ser escritos, conservando-se em parte a intenção comunicativa?

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Gramática: Estudos de Morfologia - O Advérbio

O advérbio é uma palavra invariável que, sintaticamente, associa-se ao verbo, ao adjetivo ou a outro advérbio. Do ponto de vista semântico, o advérbio expressa circunstância.

Exemplos:
a) Eu sempre morei longe.
b) Ela falava muito alto.
c) Ele esteve muito bem ontem.

Às vezes, o advérbio modifica uma sentença inteira, como mostra o exemplo:
"Indubitavelmente, ela saberá como reagir naquela hora."

O advérbio pode exprimir circunstância de:

a) DÚVIDA - Provavelmente iremos ao clube amanhã.
b) LUGAR - Ela morou perto de mim.
c) MODO - Entrou no banheiro apressadamente...
d) TEMPO - Chegarei tarde.
e) AFIRMAÇÃO - Realmente a ideia foi muito boa.
f) NEGAÇÃO - Não comente o assunto.


LOCUÇÃO ADVERBIAL

É um conjunto de palavras que equivale a um advérbio.
De forma geral, as locuções se formam por PREPOSIÇÃO + SUBSTANTIVO ou PREPOSIÇÃO + ADVÉRBIO.

Exemplos:
a) Tinha acordado no meio da noite.
b) Questionou-se com desconfiança...

PALAVRAS DENOTATIVAS

Algumas palavras, apesar de se assemelharem aos advérbios, não são consideradas como tais. São as palavras denotativas, que podem expressar:

a) INCLUSÃO - Ela inclusive votou contra o candidato.
b) EXCLUSÃO - Todos, menos ela, querem aquele candidato.
c) SITUAÇÃO - Então a moça chegou e disse: "Cale a boca!"
d) RETIFICAÇÃO - As pessoas, aliás algumas pessoas, já estão certas da vitória no vestibular...
e) DESIGNAÇÃO - Eis o mais belo cão do mundo!
f) REALCE - Sei quem fez isso.
g) EXPLICAÇÃO - Chegaram vinte cadeiras, isto é, dez por cento da encomenda total.