quarta-feira, 21 de março de 2012

Literatura: Autores e Obras Importantes no Pré-Modernismo

Entre as obras destacadas e respectivos autores do pré-modernismo podem ser mencionados:

a) Os Sertões, de Euclides da Cunha - Trata da Guerra de Canudos. Obra mais importante do desse jornalista, que foi testemunha ocular de grande parte do que ocorreu nos momentos finais da destruição do arraial de Canudos.

b) Canaã, de Graça Aranha - Aborda a problemática do imigrante europeu, em especial o imigrante alemão.

c) O Triste Fim de Policarpo Quaresma e Recordações do Escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto - São obras que testificam as mazelas da sociedade da época.

d) Cidades Mortas, de Monteiro Lobato - Mais conhecido por suas obras infantis, nessa obra pré-modernista o autor trabalha as dificuldades nas áreas do Vale do Paraíba em que a economia cafeeira estava em franca decadência.

e) Eu, de Augusto dos Anjos - Melhor exemplar da poesia pré-modernista, a obra destaca-se pela temática materialista e pelo vocabulário científico, com o emprego poético de expressões técnicas típicas da biologia, da química e da física.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Literatura: Orientações Marcantes no Pré-Modernismo

Ao estudar as obras pré-modernistas, você perceberá duas orientações marcantes, que podem ser assim resumidas:

a) Traço Conservador: facilmente identificável como permanência de elementos parnasianos  e naturalistas;

b) Traço Renovador: identificável como o interesse pela realidade brasileira, ao revelar as tensões que permeavam a sociedade.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Literatura: O Pré-Modernismo

O final do século XIX e o início do século XX (especialmente as duas primeiras décadas) conheceram uma sociedade brasileira estruturada assim: de um lado, as classes mais conservadoras e resistentes a mudanças, representadas por uma elite dominante composta principalmente por pecuaristas e cafeicultores que detinham o poder econômico e político, e pela burguesia industrial que nascia em São Paulo e também no Rio de Janeiro; de outro lado, novos estratos sociais, representados pelos negros recém-libertos da escravidão e marginalizados na sociedade, pelos imigrantes europeus que vieram substituir o trabalho escravo e pelo surgimento do proletariado.
Nesse contexto, verifica-se um clima de tensão, que configura o panorama ilustrado pelos acontecimentos abaixo resumidos:

a) Guerra de Canudos (Bahia, 1897);
b) Misticismo e fanatismo envolvendo a figura do Padre Cícero (Ceará, 1911 - 1950);
c) Revolta da Vacina (Rio de Janeiro, 1904);
d) Guerra do Contestado (Oeste de Santa Catarina, 1912 - 1916);
e) Greve Geral de trabalhadores (São Paulo, 1917);
f) Revolta da Chibata (Rio de Janeiro, 1910).

Tal tensão social será revelada, de forma crítica, na obra de alguns autores que, entre o agonizante realismo-naturalismo e a afirmação da poesia simbolista, farão a literatura precursora do Modernismo, intitulada Pré-Modernismo por Alceu Amoroso Lima.