quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Literatura: O Arcadismo

Em Portugal, a fundação da Arcádia Lusitana (1756) tem sido considerada como marco inicial da estética árcade, que conheceria seu termo em 1825. O Arcadismo brasileiro inicia-se em 1768, com a publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa, e vai até 1836, quando Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, inaugura o Romantismo no Brasil.
Movimento literário exclusivamente poético, o Arcadismo coincide, no Brasil, com os ideais da Inconfidência Mineira. Estética de repúdio aos exageros do Barroco, o Arcadismo preconizava a revalorização dos modelos clássicos e renascentistas.
Arte movida pela simplicidade, pela preferência do campo à cidade, pela singeleza, o Arcadismo nos legou a segunda obra mais lida em língua portuguesa no mundo: Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Literatura: O Barroco - Literatura Informativa e Obras de Oratória

Além de poesia, o Barroco brasileiro legou-nos também uma vasta literatura informativa e obras de oratória.
Na oratória, o grande nome é mesmo o de Antônio Vieira. Padre Vieira nasceu em Portugal, mas viveu uma vida dividida entre a Metrópole e o Brasil. Escreveu Sermões (15 volumes), quinhentas cartas, História do Futuro, Esperança de Portugal e Clavis Prophetarum, esta última inédita e perdida.
Dentre os Sermões de Vieira destacam-se o "Sermão Pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda" e "Sermão da Sexagésima".

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Literatura: O Barroco - A Obra de Gregório de Matos

O principal nome da poesia barroca brasileira foi Gregório de Matos Guerra.
Gregório de Matos, conhecido também como "Boca do Inferno", foi exclusivamente poeta. Em vida, publicou apenas alguns poemas. Somente muito recentemente sua produção foi reunida em uma coletânea composta de seis volumes, sob o título Obras.
Gregório de Matos escreveu poesia lírico-amorosa, lírico-sacra, satírica e encomiástica.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Literatura: O Barroco - A Poesia Barroca

A poesia barroca aconteceu em três momentos:

a) Ocupou a primeira metade do século XVII e caracterizou-se pela influência de Camões e de escritores castelhanos. Destaca-se Bento Teixeira Pinto.

b) Ocupou a segunda metade do século XVII e caracterizou-se pelo surgimento de uma poesia de traços mais brasileiros. Nessa época destacam-se os seguintes nomes: Gregório de Matos Guerra, Eusébio de Matos, Domingos Caldas Barbosa e Bernardo Vieira Ravasco.

c) Nesta fase, ocorreu o exagero do Barroco e surgiram as academias literárias. Período marcado por Manuel Botelho de Oliveira e pelo frei Manuel de Santa Maria Itaparica.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Literatura: O Barroco - Principais Características Barrocas

Em Portugal, o Barroco estende-se de 1580 a 1756. Já no Brasil seu início data de 1601, com a publicação do poema épico Prosopopeia, de Bento Teixeira. Perdura até 1768, com o surgimento do Arcadismo (inaugurado por Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa).

Principais Características Barrocas

a. Consciência da brevidade da existência humana, gerando angústia;
b. Consciência da fragilidade da condição humana;
c. Busca da fé e da religião como forma de consolo;
d. Sentimentos contraditórios e incertos;
e. Preocupação com a morte.