terça-feira, 28 de dezembro de 2010

História do Brasil: A Guerra de Canudos

No sertão da Bahia, a população pobre sofria com as secas frequentes e a falta de trabalho que quase sempre acompanhava a ausência de chuvas. Cansados de resistir à natureza e, diante do descaso do governo, muitos sertanejos começaram a seguir Antônio Vicente Mendes Maciel, mais conhecido como Antônio Conselheiro, um líder messiânico que fazia pregações afirmando que o fim do mundo estava próximo. Falava contra a República, que no seu entender era a causadora dos males que afligiam o sertão.
Muitos sertanejos resolveram ir morar numa região conhecida como Canudos, onde, sob a liderança do Conselheiro, ergueram uma aldeia (cerca de 1893), que tornou-se cada vez mais populosa com a chegada quase diária de mais sertanejos. Isso era motivo de desagrado para os fazendeiros da região, pois a mão-de-obra barata de que dispunham estava fugindo deles. Havia também a acusação de que os sertanejos famintos assaltavam fazendas da região para roubar gado. Por isso, primeiro o governo estadual da Bahia e, mais tarde, o governo federal, tomaram providências para desmantelar a povoação que se estabelecera em Canudos.
Sendo bons conhecedores da região, a princípio os sertanejos impuseram derrotas às forças governamentais; finalmente, o próprio ministro da Guerra foi a Canudos. O combate terminou em 5 de outubro de 1897, quando os quatro últimos defensores do arraial foram mortos.
 
 
Quer aprender mais? Acesse:

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

História do Brasil: O Convênio de Taubaté


Fruto do cafeeiro ainda verde.

Com o objetivo de evitar a queda no preço de comercialização do café, reuniram-se em 1906 os presidentes estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Esse fato, ocorrido na cidade paulista de Taubaté (por isso chamado "Convênio de Taubaté") pode ser considerado um marco na intervenção estatal na economia brasileira.
O Convênio de Taubaté estabelecia que:
a) A saca de café teria um preço mínimo, a ser garantido pelo governo federal;
b) O governo compraria o excedente produzido;
c) As compras do excedente seriam feitas com empréstimos obtidos junto a outros países;
d) criar-se-ia um imposto sobre cada saca de café exportada, para com ele pagar os juros do dinheiro emprestado;
e) os governos estaduais ficariam encarregados de adotar as medidas necessárias para desestimular a formação de novos cafezais, para que a oferta do produto, tornando-se ainda maior, não viesse a contribuir para nova redução nos preços.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

História do Brasil: A Primeira Constituição Republicana (1891)

DICA DO CURSO ESPIRAL DO TEMPO

A primeira Constituição republicana foi promulgada a 24 de fevereiro de 1891 e teve como base a Constituição dos Estados Unidos. Dividiam-se os Poderes em Legislativo, Executivo e Judiciário, eram considerados eleitores todos os cidadãos do sexo masculino, alfabetizados, maiores de 21 anos e com residência fixa; outra novidade para o Brasil foi a inclusão do princípio de Habeas corpus.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

História do Brasil: A Proclamação da República

DICA DO CURSO ESPIRAL DO TEMPO

A proclamação da República em 1889 pode ser considerada uma decisão de militares que contou com o apoio de uma parte dos cafeicultores bem como da camada média urbana.
Desde o fim da Guerra do Paraguai o movimento republicano vinha ganhando força. Data de 1870 o Manifesto Republicano e de 1873 a fundação do PRP - Partido Republicano Paulista - o primeiro partido republicano a organizar-se no Brasil.
Em 15 de novembro de 1889 o Império chegou ao fim; no entanto, isso não trouxe nenhuma mudança significativa que pudesse, de imediato, afetar as "pessoas comuns". O país continuou a praticar a monocultura cafeeira, continuou a depender de países industrializados, embora, lentamente, algumas alterações estivessem ocorrendo principalmente no perfil da classe trabalhadora, com a chegada em massa de imigrantes europeus.