terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ciências da Natureza: Roteiro Para Revisão Sobre Seres Vivos Invertebrados Para Vestibulinhos

DICA PARA VESTIBULINHOS

As questões propostas a seguir devem servir de guia para a revisão do programa de Estudo dos Seres Vivos Invertebrados da maior parte dos vestibulinhos. O material para estudo encontra-se na Apostila de Ciências da Natureza - Fase 3. Entre parênteses são indicadas as páginas em que o assunto aparece.
1. Onde vivem os poríferos? (p. 69)
2. Descreva os poríferos. (p. 69)
3. Como pode ser a reprodução dos poríferos? (p. 69)
4. Dê um exemplo de porífero. (p. 69)
5. Onde vivem os celenterados ou cnidários? (p. 69)
6. Quais são as principais características dos celenterados? (p. 69)
7. Como se classificam os celenterados? (p. 69)
8. Como pode ser a reprodução dos celenterados? (p. 69)
9. Dê alguns exemplos de celenterados. (p. 69)
10. Descreva os platelmintos. (p. 69)
11. Como pode ser a reprodução dos platelmintos? (p. 70
12. Descreva os nematelmintos. (p. 70
13. Como é a reprodução dos nematelmintos? (p. 70
14. Quais são os vermes mais comuns que causam a teníase? (p. 70
15. De que modo o homem pode contaminar-se e ser um portador da teníase? (p. 70)
16. De que modo a teníase pode ser evitada? (p. 70)
17. Qual é o nome científico do verme causador da esquistossomose? (p.70)
18. Como uma pessoa pode contaminar-se com a esquistossomose? (p. 70)
19. Que problemas a esquistossomose causa no corpo humano? (p. 70)
20. De que modo a esquistossomose pode ser evitada? (p. 70)
21. Qual é o nome científico do verme causador da ascaridíase? (p. 70)
22. Onde vivem as lombrigas no corpo humano? Que problema isso causa? (p. 70)
23. Como uma pessoa pode contaminar-se com a ascaridíase? (p. 70)
24. Como a ascaridíase pode ser evitada? (p. 70)
25. Quais são os nomes científicos dos dois vermes que, no Brasil, causam o amarelão? (p. 70)
26. Como uma pessoa pode vir a ser portadora do amarelão? (p. 70)
27. O que se deve fazer para evitar o amarelão? (p. 70)
28. Como é o corpo dos anelídeos? (p. 71)
29. Dê dois exemplos de anelídeos. (p. 71)
30. Como é o sangue da minhoca? Por quê? (p. 71)
31. Como é a alimentação das minhocas? (p. 71)
32. Como é a reprodução das minhocas? (p. 71)
33. Quais são as características básicas dos moluscos? (p. 71)
34. Descreva os gastrópodes. Dê um exemplo de gastrópode. (p. 71)
35. Descreva os pelecípodes. Dê um exemplo de pelecípode. (p. 71)
36. Descreva os cefalópodes. Dê um exemplo de cefalópode. (p. 71)
37. Como é a reprodução dos moluscos? (p. 71)
38. Quais são as características gerais dos artrópodes? (p. 71)
39. Como pode ser a divisão do corpo dos artrópodes? (p. 71)
40. Descreva os quilópodes. Dê um exemplo de quilópode. (p. 71)
41. Descreva os diplópodes. Dê um exemplo de diplópode. (p. 71)
42. Descreva os crustáceos. Dê três exemplos de crustáceos. (p. 72)
43. Descreva os aracnídeos. Dê dois exemplos de aracnídeos. (p. 72)
44. Quais são as características gerais dos insetos? (p. 72)
45. Descreva os ortópteros e dê um exemplo. (p. 72)
46. Descreva os coleópteros e dê um exemplo. (p. 72)
47. Descreva os dípteros e dê um exemplo. (p. 72)
48. Descreva os anopluros e dê um exemplo. (p. 72)
49. Descreva os hemípteros e dê um exemplo. (p. 72)
50. Descreva os himenópteros e dê um exemplo. (p. 72)
51. Descreva os tisanuros e dê um exemplo. (p. 72)
52. Descreva os isópteros e dê um exemplo. (p. 72)
53. Descreva os lepidópteros e dê um exemplo. (p. 72)
54. Quais são as características gerais dos equinodermos? (p. 72)
55. Como pode ser a reprodução dos equinodermos? (p. 72)
56. Descreva os equinodermos asteroides e dê um exemplo. (p. 72)
57. Descreva os equinodermos ofiuroides e dê um exemplo. (p. 72)
58. Descreva os equinodermos equinoides e dê um exemplo. (p. 72)
59. Descreva os equinodermos crinoides e dê um exemplo. (p. 72)
60. Descreva os equinodermos holoturoides e dê um exemplo. (p. 72)

História do Brasil: O Sistema de Capitanias Hereditárias e o Governo-Geral

DICA DO CURSO ESPIRAL DO TEMPO

Em 1532 o governo português resolveu implantar, com o objetivo de colonizar o Brasil, o chamado "Sistema de Capitanias Hereditárias", no qual o território que, pelo acordo de Tordesilhas, pertencia a Portugal, foi dividido em faixas horizontais (no sentido Oceano Atlântico - Interior). Essas faixas de terra foram entregues a "donatários", que teriam a obrigação de ocupá-las e colonizá-las com recursos próprios. Entretanto, o sistema não funcionou bem desde o princípio por várias razões, dentre as quais podem ser mencionadas:

  • Grande distância entre a metrópole (Portugal) e a colônia (Brasil), dificultando muito as comunicações;

  • Os donatários, em geral membros da nobreza sem muitos recursos, nem sempre se interessavam pelas terras que haviam recebido porque não pretendiam arriscar o que tinham em um empreendimento aparentemente pouco promissor;

  • Em algumas capitanias a justa resistência indígena à apropriação de seu território foi intensa;

  • Muitos donatários não tinham qualquer conhecimento das condições para a implantação de empreendimentos economicamente viáveis na América e, por isso, seus projetos de colonização fracassaram.
Diante desse quadro, criou-se em 1548 o Governo-Geral. Não se pretendia, com ele, substituir o Sistema de Capitanias Hereditárias, mas sim dar maior suporte aos donatários no processo de colonização, além de centralizar o governo da colônia. Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral, estabeleceu em Salvador a primeira capital do Brasil.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Ciências da Natureza: Exercícios Sobre Separação de Misturas (Parte 1)

DICA PARA VESTIBULINHOS

1. Que é mistura homogênea?

2. Dê dois exemplos de misturas homogêneas.

3. Que é mistura heterogênea?

4. Dê dois exemplos de misturas heterogêneas.

5. Que é catação?

6. Para que é usada a catação?

7. Que é separação magnética?

8. Para que é usada a separação magnética?

9. Que é ventilação ?

10. Para que é usada a ventilação?

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

História Geral: A Contra-Reforma ou Reforma Católica

DICA DO CURSO ESPIRAL DO TEMPO

Dá-se o nome de Contra-Reforma (ou ainda Reforma Católica) à reação da Igreja Católica diante da Reforma Protestante. Dentre as medidas adotadas com o fim de deter os efeitos do protestantismo destacam-se:
a) Criação do Index de livros proibidos;
b) Manutenção da missa em latim;
c) Expansão das atividades do Tribunal do Santo Ofício (Inquisição);
d) Criação da Companhia de Jesus (ou Ordem dos Jesuítas).

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Matemática: Exercícios Sobre Resolução de Problemas Com Equações do Primeiro Grau

DICA PARA VESTIBULINHOS

1. Um terreno retangular tem comprimento igual a 50 metros, sendo a área igual a 1.000 metros quadrados. Quanto vale sua largura?

2. Sendo x um número que se quer descobrir, sabe-se que esse número menos o quadrado de 4 vale 42. Que número é esse?

3. Durante a última Copa do Mundo, Marcos e Mariana colecionaram figurinhas de jogadores, chegando a ter juntos 2700 figurinhas. Sabendo que as figurinhas de Mariana eram o dobro das que que tinha Marcos, determine quantas eram as figurinhas do menino.

4. Pedro comprou um terreno cuja área é de 300 metros quadrados. Sabe-se que a largura desse terreno vale 12 metros. Determine seu comprimento.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

História do Brasil: A Expedição Colonizadora de Martim Afonso de Sousa

DICA DO CURSO ESPIRAL DO TEMPO

Por tradição, a expedição de Martim Afonso de Sousa, que veio ao Brasil em 1530, é chamada "expedição colonizadora", mas deveria, mais corretamente, ser considerada uma expedição exploradora. Entretanto, vale dizer que ela contribuiu para ampliar o conhecimento que os portugueses tinham do litoral brasileiro, levantando informações que passaram a demonstrar a conveniência, para Portugal, de povoar e explorar o território ao qual Cabral chegara em 1500.
Deve-se acrescentar que a expedição de Martim Afonso chegou a explorar a foz do Rio da Prata (entre os atuais territórios de Uruguai e Argentina), além de ter fundado a primeira vila em território brasileiro, São Vicente.

Para saber mais sobre este assunto, acesse:


segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ciências da Natureza: Exercícios Sobre Ligações Químicas

DICA PARA VESTIBULINHOS

1. Que são substâncias simples?

2. Dê um exemplo de substância simples.

3. Que é alotropia?

4. Dê quatro exemplos de alotropia.

5. Que é substância composta?

6. Qual é a Regra do Octeto?

7. Quando ocorre ligação iônica?

8. Dê exemplo de uma substância formada por ligação iônica.

9. O que caracteriza uma ligação metálica?

10. O que é necessário para que ocorra uma ligação covalente?

11. Dê três exemplos de substâncias formadas por ligação covalente.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

História Geral: A Reforma Protestante

DICA DO CURSO ESPIRAL DO TEMPO

A Reforma Protestante ocorreu na Europa durante o século XVI. Foi um movimento que, a princípio, pretendia reformar o Catolicismo, já que este, segundo muitos religiosos e intelectuais da época, se afastara de princípios básicos da doutrina cristã. No desenrolar dos acontecimentos os reformadores romperam com o Catolicismo, fato que abriu caminho para o surgimento de novas igrejas cristãs (Igrejas Protestantes).
O mais famoso reformador foi Martinho Lutero que, em 1517, iniciou a Reforma na Alemanha. A mais importante doutrina por ele defendida recebe o nome de "justificação pela fé", segundo a qual bastaria ao homem, para salvá-lo,  a fé em Jesus, e para isso as boas obras não poderiam ajudar.
Outros reformadores surgiram na Suíça, na França, na Inglaterra, na Escócia, na Dinamarca e na Suécia, destacando-se, entre eles, João Calvino (de origem francesa, atuou em Genebra) e U. Zwinglio.
A Reforma contou com o apoio de príncipes e reis que desejavam diminuir o poder da Igreja, aumentando o seu próprio; em alguns lugares onde se implantou a Reforma, os bens da Igreja foram confiscados e passaram ao controle do Estado.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Matemática: Exercícios Sobre Equações do Primeiro Grau

DICA PARA VESTIBULINHOS

Resolver as seguintes equações do primeiro grau com uma variável:

1) x - 5 = 2

2) x + 3 = - 9

3) x - 1 = 7

4) y (2 - 1) + 4 = 3

5) 6 (y - 1) + 5 = 20

6) - y + 4 = 2

7) - x - 2 = - 4

8) 8 - 2y = 16

9) 2 + 5x = 3

10) 7y - 2 = 12

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Ciências da Natureza: Roteiro Para Revisão de Introdução aos Seres Vivos e Botânica Para Vestibulinhos

DICA PARA VESTIBULINHOS

As questões propostas a seguir devem servir de guia para a revisão do programa de introdução aos seres vivos e botânica da maior parte dos vestibulinhos. O material para estudo encontra-se na Apostila de Ciências da Natureza - Fase 2. Entre parênteses são indicadas as páginas em que o assunto aparece.
1. Que é ciclo vital? (p. 62)
2. Que é nutrição? (p. 62)
3. Que são seres vivos autótrofos? (p. 62)
4. Que são seres vivos heterótrofos? (p. 62)
5. Que é reprodução? (p. 62)
6. Que é reprodução sexuada? (p. 62)
7. Que é reprodução assexuada? (p. 62)
8. Que é recuperação do próprio organismo? (p. 62)
9. Que é respiração? (p. 62)
10. Que é crescimento? (p. 62)
11. Que é reação a estímulos? (p. 62)
12. Que são células? (p. 62)
13. Que são seres vivos unicelulares? (p. 62)
14. Que são seres vivos pluricelulares? (p. 62)
15. Mencione quatro características diferenciadoras de animais e vegetais. (p. 62)
16. Como se caracterizam os seres vivos que fazem parte do Reino Monera? (p. 62)
17. Dê exemplos de seres vivos do Reino Monera. (p. 62)
18. Como se caracterizam os seres vivos que fazem parte do Reino Protista? (p. 62)
19. Dê exemplos de seres vivos do Reino Protista. (p. 62)
20. Como se caracterizam os seres vivos que fazem parte do Reino Fungi? (p. 62)
21. Dê exemplos de seres vivos do Reino Fungi. (p. 62)
22. Como se caracterizam os seres vivos que fazem parte do Reino Plantae? (p. 62)
23. Dê exemplos de seres vivos do Reino Plantae. (p. 62)
4. Como se caracterizam os seres vivos que fazem parte do Reino Animalia? (p. 62)
25. Dê exemplos de seres vivos do Reino Animalia. (p. 62)
6. Quais são as regras que devem ser seguidas para que nomes científicos sejam escritos corretamente? (p. 62)
27. Quais são as principais características das briófitas? (p. 63)
28. Dê dois exemplos de briófitas. (p. 63)
29. A reprodução das briófitas acontece por alternância de fases ou alternância de gerações. O que isso quer dizer? (p. 63)
30. O que ocorre na primeira fase da reprodução das briófitas? (p. 63)
31. O que ocorre na segunda fase da reprodução das briófitas? (p. 63)
32. Quais são as principais características das pteridófitas? (p. 63)
33. Dê dois exemplos de pteridófitas. (p. 63)
34. O que ocorre na primeira fase da reprodução das pteridófitas? (p. 63)
35. O que ocorre na segunda fase da reprodução das pteridófitas? (p. 63)
36. Quais são as principais características das gimnospermas? (p. 63)
37. Dê dois exemplos de gimnospermas. (p. 63)
38. Explique a reprodução das gimnospermas. (p. 63)
39. Qual é o nome popular da semente do pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia)? (p. 64)
40. Quais são as principais características das angiospermas? (p. 64)
41. Dê dois exemplos de angiospermas. (p. 64)
42. Que é polinização? (p. 64)
43. Explique o que é polinização alógama e polinização autógama. (p. 64)
44. Quais são os principais métodos de transporte do pólen? (p. 64)
45. Quais são as funções da raiz de um vegetal? (p. 65)
46. Que partes formam uma raiz? (p. 65)
47. Que são raízes subterrâneas? Dê dois exemplos. (p. 65)
48. Que são raízes aéreas? Dê dois exemplos. (p. 65)
49. Que são raízes aquáticas? Dê dois exemplos. (p. 65)
50. Quais são as funções do caule de um vegetal? (p. 65)
51. Que partes constituem um caule? (p. 65)
52. Como os caules podem ser classificados quanto ao habitat? Dê um exemplo para cada caso. (p. 66)
53. Como os caules podem ser classificados quanto à consistência? Dê um exemplo para cada caso. (p. 66)
54. Que são caules modificados? (p. 66)
55. Quais são as funções da folha nos vegetais? (p. 66)
56. Que partes constituem uma folha? (p. 66)
57. Como podem ser classificadas as folhas? Dê um exemplo para cada caso. (p. 66)
58. Que são folhas modificadas? (p. 66)
59. Em uma folha, que é a respiração? (p. 66)
60. Em uma folha, que é a transpiração? (p. 66)
61. Em uma folha, que é a sudação? (p. 66)
62. Que é a fotossíntese? (p. 66)
63. Por que a fotossíntese é um processo muito importante? (p. 66)
64. Escreva a equação balanceada da fotossíntese. (p. 66)
65. Qual a função da flor em um vegetal? (p. 66)
66. Quais são as partes de uma flor? (p. 66)
67. O que ocorre na flor após a fecundação? (p. 67)
68. Qual é a função de um fruto? (p. 67)
69. Quais são as partes de um fruto? (p. 67)
70. Como são classificados os frutos? (p. 67)
71. Que é um pseudofruto? (p. 67)
72. Como são os pseudofrutos simples? Dê um exemplo. (p. 67)
73. Como são os pseudofrutos compostos? Dê um exemplo. (p. 67)
74. Como são os pseudofrutos múltiplos? Dê um exemplo. (p. 67)
75. Qual é a função de uma semente? (p. 67)
76. Que partes podem ser encontradas em uma semente? (p. 67)

História do Brasil - O Início da Ocupação do Território Brasileiro por Portugal

DICA DO CURSO ESPIRAL DO TEMPO

Os portugueses, que chegaram ao Brasil em 1500, não demonstraram inicialmente muita preocupação com as terras no Continente Americano, pois seu interesse estava, prioritariamente, voltado para o comércio de especiarias do Oriente, que naquele momento constituíam um excelente negócio. Portanto, nos primeiros anos do século XVI Portugal limitou-se a enviar umas poucas expedições que, no entanto, estavam longe de garantir a defesa do território contra piratas e corsários (principalmente ingleses, franceses e holandeses), que pretendiam levar das novas terras o único produto que, de imediato, interessara aos portugueses: o pau-brasil.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Ciências da Natureza: Exercícios Sobre Metais, Ametais, Semimetais e Gases Nobres

DICA PARA VESTIBULINHOS

1. Quais são as características dos elementos químicos classificados como metais?

2. Usando a Tabela Periódica, escreva o nome e o respectivo símbolo de cinco elementos classificados como metais.

3. Quais são as características dos elementos classificados como ametais?

4. Usando a Tabela Periódica, escreva o nome e o respectivo símbolo de cinco elementos classificados como ametais.

5. Quais são as características dos elementos classificados como semimetais?

6. Usando a Tabela Periódica, escreva o nome e o respectivo símbolo de cinco elementos classificados como semimetais.

7. Como podem ser caracterizados os gases nobres?

8. Usando a Tabela Periódica, escreva o nome e o respectivo símbolo de cada um dos elementos classificados como gases nobres.

9. Como deve ser classificado o hidrogênio? Por quê?

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

História Geral: A Colonização da América Espanhola

DICA DO CURSO ESPIRAL DO TEMPO

As terras espanholas no continente americano foram administradas por vice-reis e capitães-gerais. Eram indicados pelo Real e Supremo Conselho das Índias, criado em 1524. Administrava-se a justiça em tribunais chamados Audiências (também nomeados pelo Conselho das Índias).
Cabildos eram conselhos municipais, integrados por latifundiários, mineradores e comerciantes. Tratavam dos problemas locais e estavam isentos de nomeação pela Metrópole.

A encomienda era uma forma disfarçada de escravidão, que foi utilizada na América hispânica: o colonizador espanhol (chamado encomendero) recebia um grupo de índios, aos quais tinha a obrigação de ensinar a religião cristã, exigindo, em troca, que trabalhassem gratuitamente.
A mita já era praticada mesmo antes da chegada dos espanhóis. Tratava-se de trabalho compulsório temporário. Os espanhóis utilizaram os índios mitayos para vários trabalhos, particularmente na mineração.

A divisão social na América espanhola era a seguinte:
a) camada dominante: espanhóis;
b) camada intermediária: criollos (brancos que haviam nascido na América);
c) camadas dominadas: mestiços e índios (assalariados) e escravos negros (numerosos no Caribe).

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Matemática: Exercícios Sobre Regra de Três Simples (Grandezas Inversamente Proporcionais)

DICA PARA VESTIBULINHOS

1. Uma casa é construída em 60 dias se 5 pedreiros trabalharem na construção. Em quantos dias será construída se nela trabalharem 6 pedreiros?

2. Trabalhando 2 horas por dia, uma costureira gasta 3 dias para fazer um vestido de festa. Se trabalhar 3 horas por dia, quantos dias serão necessários?

3. Uma determinada obra será concluída em 180 dias se nela estiverem 20 trabalhadores. Para acelerar a obra, são contratados 40 trabalhadores. Em quanto tempo a obra ficará pronta?

4. Para uma expedição foram calculados 20 kg de alimentos, para uma período de 18 dias, se dela participarem 4 pessoas. Entretanto, foi necessário incluir mais duas pessoas na expedição. Para quantos dias os 20 kg de alimentos serão suficientes?

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Ciências da Natureza: Exercícios Sobre Representação de Elementos Químicos

DICA DO CURSO PARA VESTIBULINHOS

1. Que é um elemento químico?

2. Quais são as regras para o uso de símbolos de elementos químicos?

3. Que são isótopos?

4. Dê um exemplo de isotopia.

5. Que são isóbaros?

6. Que são isótonos?

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

História Geral: As Grandes Navegações

DICA DO CURSO ESPIRAL DO TEMPO

As Grandes Navegações ocorreram principalmente nos séculos XV e XVI e foram motivadas:
a) pela busca de uma rota marítima para as Índias;
b) pela ambição por riquezas (principalmente metais preciosos);
c) pelo desejo de encontrar novas terras que pudessem ser exploradas;
d) por interesse científico.

Dentre as mais importantes navegações, podemos citar:
a) a descoberta de um caminho para as Índias costeando a África (realizada por Portugal);
b) o descobrimento da América (realizado pela Espanha);
c) a primeira viagem de circunavegação (também realizada pela Espanha).

Para saber mais sobre este assunto, acesse:



quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Matemática: Exercícios Sobre Regra de Três Simples (Grandezas Diretamente Proporcionais)

DICA PARA VESTIBULINHOS

1. Um homem ganha R$ 300,00 por 5 horas de trabalho. Quanto ganhará se trabalhar 8 horas?

2. Dez sacos de batata custam R$ R$ 70,00. Quanto custarão 26 sacos?

3. Um cavalo come 15 fardos de feno em 30 dias. Quantos fardos comerão 6 cavalos, nos mesmos 30 dias?

4. Para uma determinada construção foram gastos 18 sacos de cimento. Quantos sacos de cimento serão necessários se forem feitas 11 construções idênticas à primeira?

5. Uma máquina empacotadora de balas faz 2000 pacotes em meia hora. Quantos pacotes fará ao final de 8 horas?

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Ciências da Natureza: Roteiro Para Revisão de Ecologia Para Vestibulinhos

DICA PARA VESTIBULINHOS

As questões propostas a seguir devem servir de guia para a revisão do programa de ecologia da maior parte dos vestibulinhos. O material para estudo encontra-se na Apostila de Ciências da Natureza - Fase 2.
1. Que é ecossistema? (p. 54)
2. Que é comunidade? (p. 54)
3. Que é população? (p. 54)
4. Mencione três características da tundra. (p. 54)
5. Mencione três características da taiga ou floresta de coníferas. (p. 54)
6. Mencione três características das florestas temperadas. (p. 54)
7. Mencione três características das florestas tropicais. (p. 54)
8. Mencione três características das pradarias. (p. 54)
9. Mencione três características das savanas. (p. 54)
10. Mencione três características dos desertos. (p. 55)
11. Mencione três características das montanhas (p. 55)
12. Que relações ecológicas são classificadas como harmônicas? (p. 56)
13. Que relações ecológicas são classificadas como desarmônicas? (p. 56)
14. Que é mutualismo? (p. 56)
15. Dê um exemplo de mutualismo. (p. 56)
16. Que é simbiose? (p. 56)
17. Dê um exemplo de simbiose. (p. 56)
18. Que é comensalismo? (p. 56)
19. Dê um exemplo de comensalismo. (p. 56)
20. Que é inquilinismo? (p. 56)
21. Dê um exemplo de inquilinismo. (p. 56)
22. Que é amensalismo ou antibiose? (p. 56)
23. Dê um exemplo de amensalismo ou antibiose. (p. 56)
24. Que é parasitismo? (p. 56)
25. Dê um exemplo de parasitismo. (p. 56)
26. Que é predatismo? (p. 56)
27. Dê um exemplo de predatismo. (p. 56)
28. Que é competição? (p. 56)
29. Dê um exemplo de competição. (p. 56)
30. Que é cadeia alimentar? (p. 57)
31. Quais são os seres vivos produtores? Por quê? (p. 57)
32. Como podem ser descritos os seres vivos consumidores? (p. 57)
33. Explique a diferença entre um consumidor primário ou de primeira ordem e um consumidor secundário ou de segunda ordem. (p. 57)
34. Qual é a função dos decompositores? (p. 57)
35. Dê exemplos de decompositores. (p. 57)
36. Quais são os principais poluentes da água? (p. 58)
37. Que é a poluição atmosférica? (p. 58)
38. Por que o excesso de lixo é um grande problema? (p. 58)
39. O que deveria ser feito com o lixo orgânico? (p. 58)
40. O que deveria ser feito com o lixo inorgânico? (p. 58)
41. Que é desmatamento? (p. 58)
42. Quais são as principais causas do desmatamento? (p. 58)
43. Quais são as três fases em que se divide o ciclo da água ou ciclo hidrológico? Explique cada uma delas. (p. 60)
44. De que modo o oxigênio atmosférico pode ser absorvido? (p. 60)
45. De que modo o oxigênio é devolvido à atmosfera? (p. 60)
46. De que modo o carbono é retirado do ambiente e absorvido? (p. 60)
47. De que modo o carbono é devolvido ao ambiente? (p. 60)

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Ciências da Natureza: Exercícios Sobre Constituição da Matéria

DICA PARA VESTIBULINHOS

1. Quanto às cargas elétricas, diga como são:
a) prótons;
b) elétrons;
c) nêutrons.

2. Quantas e quais são as camadas da eletrosfera?

3. Qual o número máximo de elétrons que pode conter cada uma das camadas da eletrosfera?

4. Que são moléculas?

5. Que são íons?
6. Explique a diferença entre ânions e cátions.

7. Que é número atômico? Que letra é usada para representá-lo?

8. Que é número de massa? Que letra geralmente é usada para representá-lo?

9. Que é massa atômica?