quarta-feira, 7 de julho de 2010

História Geral: A Sociedade do Império Bizantino

DICA DO CURSO ESPIRAL DO TEMPO

No Império Bizantino a sociedade dividia-se em:
  • Aristocracia enriquecida, formada por latifundiários, grandes comerciantes, banqueiros, etc;
  • Camada Média, formada por trabalhadores livres urbanos;
  • Servos, que possuíam direitos garantidos por lei, mas estavam ligados à terra e sua condição era hereditária;
  • Escravos.

História Geral: O Nascimento da Monarquia Nacional Inglesa

DICA DO CURSO ESPIRAL DO TEMPO

A monarquia nacional inglesa começou efetivamente com Henrique II (1154 - 1189), que foi sucedido por seu filho, Ricardo Coração-de-Leão (1189 - 1199). Após Ricardo, reinou seu irmão João Sem-Terra (1199 - 1216), que foi obrigado pelos nobres a assinar a Carta Magna, um documento que limitava a autoridade real.
O Parlamento inglês, que já existia de fato desde o reinado de Henrique III (1216 - 1272), foi oficializado no reinado de Eduardo I (1272 - 1307).
A divisão do Parlamento em duas câmaras data de 1350: a Câmara dos Lordes era composta por membros do clero e da nobreza, enquanto a Câmara dos Comuns era formada por cavaleiros e burgueses.

terça-feira, 6 de julho de 2010

História Geral: A Guerra dos Cem Anos

DICA DO CURSO ESPIRAL DO TEMPO
A chamada Guerra dos Cem Anos ocorreu entre 1337 e 1453, sendo travada entre a França e a Inglaterra. Foi causada principalmente devido à disputa pela região de Flandres (produtora de tecidos) e porque o rei da Inglaterra, Eduardo III, pretendia ser o legítimo sucessor ao trono da França (que não aceitava isso porque, na França, a sucessão era exclusivamente por linha masculina).
A guerra passou por várias fases: vitórias inglesas até 1380, seguidas de um predomínio francês. Então os franceses voltaram a ser derrotados, assinando, em 1420, o Tratado de Troyes, pelo qual a França ficava virtualmente sob domínio inglês. Entretanto, estimulados por Joana D'Arc, os franceses retomaram a luta e, finalmente, em 1453, os ingleses deixaram definitivamente o território da França.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

História Geral: A Centralização Monárquica na França

DICA DO CURSO ESPIRAL DO TEMPO

A centralização monárquica na França começou com o reinado de Filipe Augusto (1180 - 1223). Ele tinha o apoio da burguesia e do clero em sua tentativa de impor a autoridade real sobre a nobreza e entre suas ações contam-se a libertação dos burgos do domínio dos senhores feudais e a transformação de Paris em capital da França.
Sob Luís IX (1226 - 1270) a França passou a ter uma moeda de circulação nacional obrigatória e, no reinado de Filipe IV, o Belo, os burgueses da França foram amplamente favorecidos com a expulsão dos mercadores estrangeiros. Entretanto, a efetiva consolidação da monarquia nacional francesa somente veio a ocorrer durante a Guerra dos Cem Anos, nos séculos XV e XVI.